Evento
Zero Hora, 12-05-06

 

Filosofia para principiantes
Carlos Cirne-Lima lança hoje o CD-ROM "Dialética para Todos" no Studio Clio

O CD-ROM Dialética para Todos, de Carlos Cirne-Lima, será lançado com palestra do autor hoje, 12 de maio de 2006, às 19h30min, no auditório do StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698). Baseado no livro Dialética para Principiantes, que já apresentava a Filosofia aos que não têm intimidade com o tema, a versão multimídia ganhou um reforço audiovisual, proporcionando um acesso mais lúdico a questões fundamentais da humanidade.

De onde viemos? Para onde vamos? Qual o sentido do mundo e de nossa vida? Respostas para estas e outras questões são apresentados na forma de uma "filosofia singela, sem frescuras, sem enfeites e sem ranço acadêmico", conforme define o próprio Cirne-Lima. Dialética para Todos traz belas ilustrações, assinadas pela artista plástica Maria Tomaselli (mulher do autor), com muita interatividade. O objetivo é propagar o ensino e o estudo de Filosofia.

- Sem Filosofia, tu não consegues ensinar uma ética fundamentada, e o jovem quer saber o porquê de tudo - defende Cirne-Lima.

Com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Gerdau, 70 mil cópias do CD-ROM estão sendo distribuídas gratuitamente, desde março, em escolas e universidades públicas de todo o país.

Agora, o StudioClio lança a edição comercial da obra, que está à venda por R$ 25, no local ou pelo site www.studioclio.com.br. Em breve, o CD-ROM estará à venda em livrarias.

Dialética para Todos conta ainda com a colaboração do artista plástico Maurício N. Santos e do programador Alípio Lippstein, além de composições musicais de Carlos Berta Dohrn. A locução é do próprio autor, com passagens da radialista Kátia Suman. Ao todo, o CD traz mais de 12 horas de animação, em três grandes capítulos: Nós e os Gregos, Princípios da Dialética e Um Projeto de Sistema, que apresenta uma visão panorâmica da Filosofia. O CD inclui a íntegra do texto do livro Dialética para Principiantes, publicado pela primeira vez em 1996 e que está em sua terceira edição, pela Unisinos.

Serviço
O QUE: palestra e lançamento do CD-ROM Dialética para Todos, de Carlos Cirne-Lima
QUANDO: hoje, 12 de maio de 2006, às 19h30min
ONDE: no StudioClio (José do Patrocínio, 698, fone 3254 -7200)
QUANTO: a palestra tem entrada franca, o CD-ROM custa R$ 25

Maria Tomaselli, mulher do filósofo Carlos Cirne-Lima, criou desenhos e animações especialmente para o CD-ROM "Dialética para Todos"

__________________________________________________________________________________

veja algumas imagens do CD

veja outras notícias na imprensa