entrevista no site Vya Estelar

 

O CD Dialética para Todos, patrocinado pelo Grupo Gerdau, pela lei Rouanet, é distribuido gratuitamente para o ensino público do Brasil

como conseguir CDs gratuitos para escolas públicas, clique aqui

Para o ensino particular e interessados em geral há uma edição à venda no Studio Clio, www.studioclio.com.br
fone: 051 - xx - 3254.7200

ou na Livraria Cultura

texto crítico de Márcia Tiburi (Zero Hora, 20 de maio de 2006)

 

capa do CD

 

O CD foi produzido por:
Carlos Cirne Lima, autor do texto e locução
Maria Tomaselli, arte
Maurício N.Santos, computação gráfica, animações
Alipio Lippstein, programação
Carlos Dohrn, música

Tânia Carvalho e Kátia Suman, locução

 

O CD foi lançado, oficialmente, pelo Exº Senhor Secretário da Educação,
José Fortunati, dia 30 de março 2006

 

O prélançamento

foi na 11a Jornada de Literatura de Passo Fundo de 2005.

 

Isto não é 1 CD, são14 mil"
Os professores de filosofia estão em festa. A difícil tarefa de transmitir os complexos pensamentos filosóficos ficou mais fácil. Foi lançado na tarde de quinta-feira (25 de Julho de 2005)), o CD-Rom Dialética para Todos produzido pelo filósofo e professor Dr. Carlos Roberto Cirne-Lima, da UFRGS, PUC/RS e da UNISINOS.


Durante o lançamento, a professora Tania Rösing, coordenadora geral da Jornada Nacional de Literatura, destacou as dificuldades encontradas pela equipe do Prof. Carlos para por em prática este projeto. “Foi uma verdadeira novela, mas o importante é não desistir nunca e foi o que fizemos”.
Durante mais de 2 horas, as dezenas de pessoas que estavam no auditório do Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo conferiram o resultado de um projeto que demorou mais de sete anos para ficar pronto. Além de lançar o CD, foram distribuídos 27 CD´s para cada uma das 30 Coordenadorias de Educação do Estado. O encontro das Coordenadorias, que geralmente ocorre em Porto Alegre, foi transferido nesta semana para Passo Fundo.
José Fortunatti, Secretário Estadual de Educação, acredita que o CD vai resgatar a Filosofia e a Sociologia nas escolas estaduais. Segundo ele, Dialética para Todos serve para lutarmos em âmbito nacional para que a filosofia se torne matéria curricular de todas as escolas. “Estou orgulhoso de participar deste belo trabalho, não tenho dúvidas que este CD vai possibilitar a interação muito mais profunda e dinâmica do professor com o aluno. Veio pra qualificar a educação.”
O grande anfitrião da festa foi Carlos Cirne-Lima, autor do livro Dialética para principiantes, e organizador do CD-ROM. “É uma honra fazer o lançamento do CD-ROM para este público: a nata da educação do Rio Grande do Sul, mas o Brasil inteiro vai festejar, vamos entregar 1 CD para cada escola que possua um computador.” Os primeiros 25.000 exemplares foram distribuídos às 30 coordenadorias de educação do Estado. Mais dois lotes de 50.000 foram solicitados pelo MEC.
Este CD quer introduzir os alunos de uma maneira mais envolvente ao mundo da Filosofia, possui mais de 12 horas de animação, divididos em 3 grandes capítulos. “Filosofia é um grande quebra-cabeça que devemos montar. Consiste em pegar os pedaços em cada momento de nossa vida e construirmos um verdadeiro mapa”, disse Carlos.
Após a apresentação do conteúdo, o professor Carlos Cirne-Lima, entregou simbolicamente os CD´s ao Secretário Fortunatti“Isso não é 1 CD, são 25 mil”, concluiu Carlos.
Vários professores comemoravam o lançamento. A professora Carmem Figueroa, diz nunca ter visto nada parecido. “Saio daqui encantada, pois finalmente temos uma ferramenta de qualidade para trabalhar com os nossos jovens.”
A Equipe que produziu o CD-ROM fez tudo por “amor à camisa”, não recebendo nada para isso. O resultado foi dispor de produto mais barato que um livro. Maurício Santos, trabalhou durante os últimos sete anos produzindo nas horas vagas. “Conseguimos mostrar a dialética de forma simples e didática.”. A distribuição será feita em todas as escolas do país. Mauricio comentou que não imaginavam que chegariam a tal ponto. “Estamos até pensando em fazer uma segunda edição em língua inglesa e difundir para o mundo o pensamento de Carlos Cirne-Lima.”
O mais entusiasmado entre os presentes era, sem dúvida, o professor Carlos, que comentava: “Se pensamos com clareza e evitamos o termo técnico, a Filosofia fica atraente e até criança entende. O problema é que precisamos saber muito bem Filosofia. Transformar um livro técnico num CD-ROM passa por esse processo. Não havia Filosofia nas escolas por não existir instrumentos pedagógicos. Queremos mudar essa realidade”. Para o público que estava presente, ele conseguiu.

(citado do site de 11a Jornada de Literatura)